terça-feira, 28 de junho de 2011

Alguém viu minha lagarta de unhas pintadas?

Trabalho em casa. Isso quer dizer que meu escritório é frequentemente invadido pelas minhas filhas em busca de folhas brancas, grampeador, clips, marcadores, enfim, tudo o que elas inventam de precisar sempre quando estou tentando me concentrar. Há muito tempo deixei de reclamar da invasão. Não adianta. Quanto mais elas me observam ocupada, mais querem me ocupar com suas preocupações. Outro dia, por exemplo, eu estava no escritório quando a menor, Anne, irrompeu com toda a seriedade de seus 5 anos e me perguntou: mamãe, não consigo encontrar minha lagarta de unhas pintadas! Achei tão curiosa a ideia de ter uma lagarta de unhas pintadas em cativeiro que imeditamente larguei o que estava fazendo e fui procurar a tal lagarta. Um bicho que eu nem sonhava que existia em minha casa. A lagarta não foi encontrada, mas logo comecei a imaginar o começo de uma história.
Anne também foi quem, com a mesma seriedade com que falou da lagarta, pediu: queria que você escrevesse uma história sobre uma sapa chamada Alfreda. Claro! Que outro nome poderia ter uma dona sapa senão este, Alfreda?As "invasões" ao meu escritório me atrapalham por um lado; por outro, muitas vezes me enchem de novas ideias, coisas insondáveis - assim como a lagarta de unhas pintadas... Quando as meninas estão no colégio ou dormindo, como agora, começo a elaborar alguns dos projetos lançados no ar como brincadeira ao longo das manhãs: somos um trio que pensa criativamente e esta é a nossa maior força.

Um comentário:

  1. Um sabor de crônica, ficou delicioso o texto.
    Parabéns!
    Sou um apaixonado por crônicas, tenho diversos livros do gênero. Dos clássicos autores aos mais novos e não menos talentosos. O sucinto. É uma fotografia com palavras. Registra o momento... num recorte mágico. Imortaliza o essencial. O que o olhar classificou como sendo o mais relevante.
    "Se não for aguda, é crônica." Dizia Rubem Braga.
    Que seja assim, porque a aguda passa; a crônica permanece.
    Teu blog, Claudia Nina, está tomando forma e ficando maravilhoso. Excepcional a ideia de postar junto o desenho da pequena Amelie. Fiz isso desde cedo com meu filho, fortalecendo os laços ao valorizar sua produção. A satisfação e o prazer são indizíveis e esse elo inquebrantável.

    ResponderExcluir