segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mania de guardar

Hoje comprei mais um porta-joias.  O curioso é que nem tenho muita joia. Não posso ver uma caixinha cheia de divisões que logo me antecipo para comprar o que não preciso e guardar o que nem tenho de sobra para guardar tanto.  É mania. Mania de guardar, de organizar tudo em potes, caixas e malinhas - e nem sou tão organizada assim. Daí me lembrei de que esta é uma mania antiga. Quando eu era pequena, devia ter uns 5 anos, ficava horas organizando minhas coisas em pequenas malas que cabiam na mão. Aquilo era um ritual. Eu secretamente achava que tudo o que era importante para mim tinha de ser guardado de forma que fosse fácil ser carregado quando a casa pegasse fogo e eu precisasse fugir correndo. Eu não pensava "se" a casa pegasse fogo; eu tinha "certeza" de que pegaria fogo. A coisa era séria.
Agora elaboro tudo isso e penso: a mania de guardar é medo de perder. Não que eu seja muito ligada às coisas, mas a sensação de que meu chão pode se abrir de repente ou de que as paredes que me abraçam podem se esfarelar do dia para noite é um pensamento segundo que lateja de vez em quando. Claro que não sou neurótica e tudo isso fica lá no fundos - meu porão secreto que meu blog vai abrindo pouco a pouco.
Minhas caixinhas são lindas. Esta nova é uma mistura de caixa e mala, com chave e tudo. Dá pra guardar as poucas joias em divisões que separam os brincos e os colares, tudo em seu lugar. Adoro cada coisa em seu lugar, mas minhas ideias são tão embaralhadas e meu pensamento nem é tão ordenado assim... Nossa, sou uma contradição só.

Um comentário:

  1. Isso é mais que uma confissão, mais que um simples desaguamento, uma crônica que também me fez buscar na memória esses momentos de que guardar tudo que obtinha pela vida era mais importante do que as propriamente as novas conquistas.

    Guardava tudo! Em algum lugar... não em caixinhas organizadas...
    Não para fugir em caso de incêndios (rs); apenas por acreditar que em algum dia da minha existência futura eu poderia daquilo necessitar.

    Quanta bobagem minha... tsc tsc tsc.
    No futuro haveria de existir apetrechos melhores para as necessidades... inclusive necessidades novas para apetrechos totalmente desnecessários!

    Só descobri isso quando me casei. Mudava de casa todo ano. Quanta coisa pra organizar!!! Pus tudo fora. afff!

    De lá pra cá, mesmo agora, vivendo só, nada mais de carregar o passado em caixinhas, baúzinhos, malinhas... O passado deve ir junto com a tinta e o vento (que você, Cláudia, dispensa para os anos que se vão).

    Se não tiver um objetivo claro, vai fora.
    Claro que é saudável manter alguns para dar vida aqui, outro ali.
    No seu caso, sendo uma mulher e vaidosa, necessita das tuas joias (poucas ou muitas, que sejam), e essas ficam armazenadas aguardando a ocasião certa. No mais, qual motivo para guardar o que deveria ser exposto. Exposição ou fora.

    Adorei teu post, tua cumplicidade com as palavras é um dom soberbo. Amo muito. Bjs.

    ResponderExcluir